IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro salta na China com expectativa de alívio em cortes de oferta de aço

01/06/2021 08h05

PEQUIM (Reuters) - Os futuros de referência do minério de ferro na China saltaram mais de 7% nesta terça-feira, na terceira sessão consecutiva de rali, impulsionados por notícias de que o pólo siderúrgico de Tangshan planeja aliviar exigências de cortes de produção em usinas.

O governo de Tangshan realizou um debate na segunda-feira, avaliando reduzir os níveis de restrição à produção de algumas usinas que terminaram modernizações para reduzir emissões, segundo o estatal Securities Times, que citou notícias na mídia.

Autoridades haviam exigido que produtores locais de aço cortassem produção em de 30% a 50% em março, para melhorar a qualidade do ar, o que gerou preocupações com a oferta, uma vez que a cidade responde por mais de 13% da produção de aço bruto chinesa.

Mas uma fonte da indústria disse à Reuters que o plano está em discussão e ainda não foi aprovado.

Ainda assim, os preços de matérias-primas do aço subiram por expectativas de melhor demanda. O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em setembro, saltou 7,3%, para 1.170 iuanes (183,53 dólares) por tonelada.

O minério de ferro spot com 62% de teor para entrega na China subiu 8 dólares na segunda-feira, para 200,5 dólares por tonelada, segundo a consultoria Mysteel.

No aço, o vergalhão para entrega em outubro subiu 2%, para 5.128 iuanes por tonelada.

Mas analistas do Citi Research alertaram em nota que o movimento de Tangshan pode colocar pressão sobre os preço do aço no curto prazo, uma vez que o mercado caminha para uma época de menor demanda.

"No entanto, ainda esperamos mais medidas relacionadas à produção em outras províncias no segundo semestre para reduzir as emissões de carbono", afirmaram.

(Por Min Zhang e Shivani Singh)