PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Wall St encerra em forte alta, com Dow Jones liderando os ganhos

21/06/2021 17h20

Por Noel Randewich e Devik Jain

NOVA YORK (Reuters) - Wall Street viveu um rali nesta segunda-feira, quando o índice Dow Jones registrou sua sessão mais forte em mais de três meses, com os investidores voltando para o segmento de energia e outros setores com expectativa de desempenho superior à medida que a economia recupera-se da pandemia.

O índice Russell 2000, de baixa capitalização, e o índice de transportes do Dow Jones, considerados termômetros da saúde econômica, avançaram cerca de 2%.

O índice de valor do S&P 500, que inclui bancos, energia e outros setores economicamente sensíveis e tem liderado os ganhos entre papéis norte-americanos até o momento neste ano, subiu 1,9%, superando uma alta de 0,9% no índice de crescimento.

Isso foi uma reversão total em relação à semana passada, quando os sinais 'hawkish' (duro com a inflação) do Federal Reserve acerca da política monetária desencadearam uma rodada de realização de lucros que eliminou a liderança das ações de valor sobre os papéis de crescimento neste mês e desencadeou o pior desempenho semanal dos índices Dow Jones e S&P 500 em meses.

"O tema geral aqui é que o mercado ainda não sabe se quer dinheiro frouxo ou dinheiro apertado e está em um cabo de guerra", disse Randy Frederick, vice-presidente de negociação e derivativos da Charles Schwab.

Todos os 11 segmentos do S&P 500 subiram, com energia valorizando-se 4,3% e liderando a trajetória, sendo seguido pelo setor financeiro, com alta de 2,4%.

Os papéis da Microsoft Corp avançaram 1,2%, encerrando em uma máxima recorde.

O S&P 500 tem sido negociado em um intervalo estreito este mês enquanto os investidores lidam com os temores de um superaquecimento da economia e com o otimismo acerca de uma forte recuperação econômica.

Nesta semana, o foco estará em pesquisas da atividade fabril dos Estados Unidos e os dados de vendas de moradias, enquanto o chair do Fed, Jerome Powell, participa de audiência no Congresso na terça-feira.

O Dow Jones subiu 1,76%, encerrando aos 33.876,97 pontos, enquanto o S&P 500 teve alta de 1,40%, a 4.224,79 dólares. O índice Nasdaq valorizou-se 0,79%, a 14.141,48 pontos.