PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Futuros do minério voltam cair na China diante de investigação sobre preços

22/06/2021 09h23

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro negociados na China despencaram pela segunda sessão consecutiva nesta terça-feira, em movimento que derrubou os ganhos acumulados em 2021 para 31% --contra mais de 50% anteriormente--, na esteira de planos de Pequim de ampliar investigações sobre preços de commodities.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em setembro, chegou a cair 5,2%, para 1.110 iuanes (171,75 dólares) por tonelada, uma mínima de duas semanas. A referência fechou em queda de 2,7%, a 1.139 iuanes por tonelada.

"Após as políticas macro recentes, as especulações começaram a perder força e os preços do minério de ferro flutuaram", disseram analistas da Huatai Futures em nota.

Na segunda-feira, a agência estatal de planejamento e o órgão regulador do mercado na China observaram o mercado à vista no Beijing Iron Ore Trading Center e prometeram monitorar os preços de perto e investigar especulações maliciosas.

Os preços "spot" do minério de ferro com 62% de teor de ferro para entrega à China, compilados pela consultoria SteelHome, recuaram 7 dólares na segunda-feira, para 210,50 dólares a tonelada. Nesta terça-feira, subiram 3 dólares

(Reportagem de Min Zhang e Shivani Singh)