IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pacheco diz que discorda de decisão do STF para suspensão do 'orçamento secreto'

O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) - Edilson Rodrigues/Agência Senado
O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Ricardo Brito

Da Reuters

09/11/2021 12h08Atualizada em 09/11/2021 12h41

O presidente do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça-feira discordar que haja um orçamento secreto no país e também da decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a execução das emendas orçamentárias de relator, que dificultam o rastreio dos beneficiários e são conhecidas por ser o "orçamento secreto".

Em entrevista à GloboNews, Pacheco disse que, se a lei que prevê as emendas de relator é boa ou ruim, pode-se discutir uma mudança para garantir maior transparência.

Os comentários do presidente do Senado ocorrem em meio ao julgamento pelo plenário virtual do STF no qual, até o momento, quatro ministros já votaram para confirmar a liminar de Rosa Weber que suspendeu a execução dessas emendas.

PEC dos Precatórios

Em meio à possibilidade de votação nesta terça-feira do segundo turno da PEC dos Precatórios, Pacheco disse que o Senado não vai compactuar com qualquer intenção ou estratégia para alterar o teto de gastos públicos para garantir um eventual aumento de verba parlamentar.