PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Presidente do Chile eleva previsão de crescimento em 2021 para mais de 11%

Presidente chileno, Sebastián Piñera - Edgard Garrido
Presidente chileno, Sebastián Piñera Imagem: Edgard Garrido

11/11/2021 11h08

A economia do Chile deve crescer mais de 11% neste ano em meio à rápida recuperação do impacto causado pela pandemia de coronavírus, disse o presidente do país, Sebastián Piñera, nesta quinta-feira, projeção acima da estimativa anterior do governo, mas em linha com a do banco central.

A atividade econômica do maior produtor mundial de cobre tem sido favorecida pelos preços elevados do metal, mas também pela ajuda do governo às famílias e pela retirada parcial da poupança previdenciária aprovada para aliviar a crise.

"Graças ao esforço de todos, este ano os investimentos vão crescer 25%, a economia vai se expandir, esperamos mais de 11%, e vamos recuperar cerca de 1,4 dos 2 milhões de empregos perdidos", disse Piñera em encontro com empresários.

"Já ultrapassamos em muito os níveis de atividade pré-crise e pré-pandemia, uma conquista que poucos países no mundo podem copiar", acrescentou.

Durante a apresentação do orçamento de 2022, em setembro, o ministro da Fazenda Rodrigo Cerda havia previsto que o Produto Interno Bruto (PIB) aumentaria 9,5% neste ano. Enquanto isso, o banco central estima expansão entre 10,5% e 11,5%.

PUBLICIDADE