Aneel aprova sistema de baterias da Cteep, o 1º em larga escala, diz empresa
SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira o primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro, da ISA Cteep, disse a empresa em nota.
O projeto será instalado na subestação Registro (SP), uma das responsáveis pelo abastecimento do litoral sul paulista.
"O projeto é um marco histórico para o setor elétrico e servirá como um laboratório de inovação, promovendo debates sobre como inserir armazenamento de energia em baterias, sobretudo pela sua capacidade de resposta imediata e por sua elevada flexibilidade operativa, necessária à rede de transmissão", disse o diretor-presidente da ISA Cteep, Rui Chammas, em nota.
O investimento autorizado pelo regulador é de cerca de 146 milhões de reais, e a previsão de entrega da obra é novembro de 2022, a fim de atender à demanda do Verão a partir de 2022/2023.
A Receita Anual Permitida (RAP) devido à implantação do empreendimento será de aproximadamente 27 milhões de reais, segundo a companhia.
Baterias de lítio serão instaladas em uma área de aproximadamente 4 mil m², com porte equivalente a cerca de 30 contêineres, e terão 30 MW de potência instalada, o que garante o atendimento da demanda máxima do Litoral Sul, de aproximadamente 400 MW, beneficiando em torno de 2 milhões de pessoas, segundo nota da companhia.
"A tecnologia vai atuar nos momentos de pico de consumo, como um reforço à rede elétrica, assegurando energia adicional por até duas horas...", disse a empresa.
(Por Roberto Samora)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.