IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ONS eleva previsão de chuvas e nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste

Reservatório de Santa Branca, um dos quatro que abastecem o Rio de Janeiro - Nilton Cardin/Estadão Conteúdo
Reservatório de Santa Branca, um dos quatro que abastecem o Rio de Janeiro Imagem: Nilton Cardin/Estadão Conteúdo

Roberto Samora

Da Reuters, em São Paulo

17/12/2021 17h50

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou suas projeções de chuvas em dezembro para hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, onde estão as maiores usinas do país, e também a expectativa quanto ao nível dos reservatórios, apontou o boletim semanal do órgão nesta sexta-feira.

As hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste receberão chuvas equivalentes a 86% da média histórica de dezembro na nova estimativa do ONS, ante 78% na previsão anterior.

Já os reservatórios nessas regiões devem atingir 24,7% de sua capacidade até o fim do mês, versus projeção anterior de 22,6%.

O ONS previu ainda que as hidrelétricas no Nordeste receberão chuvas equivalentes a 90% da média histórica de dezembro, ante 82% na previsão anterior.

Já as hidrelétricas no Sul, região cuja a agricultura vem sendo afetada pela falta de chuvas, receberão precipitações equivalentes a 30% da média histórica do mês, ante 32% na previsão anterior.

Já no que diz respeito à carga de energia, o ONS vê agora uma estabilidade ante dezembro ao ano passado (+0,1%), ante queda de 0,6% na previsão da semana anterior.