PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Preços do petróleo recuam, mas preocupações de oferta persistem

20/01/2022 18h01

Por David Gaffen

NOVA YORK (Reuters) - O petróleo caiu nesta quinta-feira, registrando pequenas perdas após diversos dias de força que levaram os índices de referência para máximas de sete anos devido a preocupações com a oferta apertada.

O petróleo Brent caiu 0,6 dólar para 88,38 dólares o barril. A referência global havia avançado para 89,17 dólares na quarta-feira, a máxima desde 2014, e subiu 13% até agora neste ano.

O petróleo dos EUA (WTI) para entrega em fevereiro perdeu 0,6 dólar para 86,90 dólares o barril no último dia de vida do contrato. O WTI subiu 15% até agora neste ano. O contrato WTI mais ativo de março ficou em 85,55 dólares por barril, uma queda de 0,25 dólar.

Os estoques de petróleo subiram 515 mil barris na semana passada, enquanto os estoques de gasolina subiram 5,9 milhões de barris, elevando esses estoques à máxima em um ano, segundo o Departamento de Energia dos EUA.

"Vamos precisar que as refinarias continuem a refinar para atender a demanda de gasolina nas temporadas de verão - essa é uma das razões pelas quais o mercado ainda está sustentado, apesar do aumento da oferta de gasolina", disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group.

A negociação tem sido dominada por preocupações com a oferta, desde questões de curto prazo, como uma interrupção temporária dos fluxos em um oleoduto Iraque-Turquia, até uma dificuldade constante dos membros da Opep+ em alcançar aumentos de oferta direcionados.

(Reportagem adicional de Ahmad Ghaddar e Rowena Edwards em Londres)