PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Minério de ferro recua na China antes de feriado e Olimpíadas de Inverno

24/01/2022 09h38

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os preços do minério de ferro caíram nesta segunda-feira, com traders ficando cautelosos antes do feriado do Festival da Primavera e dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, ignorando mais uma medida de liquidez do banco central da China.

O contrato de minério de ferro mais negociado para maio na bolsa de commodities de Dalian encerrou as negociações diurnas em queda de 1,7%, a 740 iuanes por tonelada, depois de esticar o rali da semana passada para 771,50 iuanes no início do pregão, o maior valor desde 13 de outubro.

O contrato de março mais ativo do ingrediente siderúrgico na Bolsa de Cingapura caía 2,6%, para 133,50 dólares por tonelada, às 8h23 (horário de Brasília), após atingir uma alta de 141,40 dólares por tonelada no início da sessão.

O Festival da Primavera na China, maior produtora de aço do mundo, vai de 31 de janeiro a 6 de fevereiro, mas as operações das siderúrgicas devem permanecer reduzidas ao longo de fevereiro para melhorar a qualidade do ar durante os Jogos de Pequim.

Mas qualquer recuo nos preços do minério de ferro pode ser limitado, já o sentimento permaneceu positivo em meio aos esforços intensificados de flexibilização monetária da China para sustentar uma economia que enfrenta obstáculos com as novas restrições do Covid-19 e a desaceleração do setor imobiliário.

O Banco Popular da China cortou a taxa de recompra reversa de 14 dias nesta segunda-feira, depois de reduzir uma série de taxas de empréstimo de curto e médio prazo na semana passada.

O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai caiu 1,1%, enquanto a bobina laminada a quente recuou 1%. O aço inoxidável teve baixa de 4,2% após o rali da semana passada.

O carvão de coque de Dalian caiu 3,9% e o coque caiu 1,6%.

(Reportagem de Enrico Dela Cruz em Manila)