IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guedes nomeia Alexandre Ywata como secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura

Alexandre Ywata, secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura da Secretaria de Produtividade e Competividade - Divulgação/Ipea
Alexandre Ywata, secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura da Secretaria de Produtividade e Competividade Imagem: Divulgação/Ipea

Bernardo Caram

04/02/2022 10h02Atualizada em 04/02/2022 17h34

O ministro da Economia, Paulo Guedes, nomeou Alexandre Ywata para exercer a função de secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura da Secretaria de Produtividade e Competividade, informou a pasta nesta sexta-feira (4).

Até a nomeação, Ywata atuava como subsecretário de Direito Econômico da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento. Ele substitui Gustavo Ene, que deixou o ministério.

A nomeação é parte de um remanejamento de cargos no ministério. Entre as mudanças, o auditor fiscal Julio Cesar Vieira Gomes substituiu José Tostes Neto no comando da Receita Federal. Já Daniella Marques, tida como braço direito de Paulo Guedes, assumiu a secretaria especial de Produtividade e Competividade no lugar de Carlos da Costa, que foi escolhido para ser adido comercial nos Estados Unidos.

Engenheiro mecânico-aeronáutico, Iwata é mestre em Estatística pela UnB (Universidade de Brasília) e PhD em Estatística pela Northwestern University (EUA). Foi professor na Universidade de British Columbia (Canadá).

No setor público, foi diretor de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais e presidente substituto no Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), onde é servidor de carreira. Também foi presidente da Caixa Participações, vice-presidente de Riscos e Controles Internos e vice-presidente de Fundos de Investimentos na Caixa Econômica Federal, além de subsecretário de Direito Econômico na Secretaria de Política Econômica.