PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Em meio à inflação e desemprego altos, Bolsonaro diz que economia brasileira "vai bem"

10/02/2022 19h18

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro aproveitou um evento no Palácio do Planalto nesta quinta-feira para elogiar o trabalho do ministro da Economia, Paulo Guedes, e dizer que a economia brasileira "vai bem", mesmo diante do fato de que a inflação e o desemprego no país registram índices elevados.

"Apesar de todos os problemas, graças a Deus, o Brasil na economia vai bem e eu fico feliz com isso por estar à frente do Executivo e ter pessoas maravilhosas ao meu lado realmente comprometidas com o destino da nossa nação", disse Bolsonaro, em solenidade que foi anunciado novos critérios para o financiamento estudantil.

A inflação ao consumidor no Brasil iniciou 2022 em desaceleração mas com a maior taxa para o mês de janeiro em seis anos, permanecendo acima de 10% no acumulado em 12 meses e mantendo a pressão sobre o Banco Central.

No acumulado em 12 meses até janeiro, a alta do IPCA acelerou para 10,38%, bem acima do teto da meta, segundo o IBGE.

Por outro lado, a taxa de desemprego no Brasil recuou no trimestre finalizado em novembro, atingindo o nível mais baixo desde o início de 2020 em meio à sazonalidade de fim de ano, mas a renda real dos trabalhadores chegou à mínima da série histórica.

A taxa calculada pela Pnad Contínua foi a 11,6% nos três meses até novembro, de 12,1% no trimestre até outubro, segundo o IBGE.

CASAL PERFEITO

No evento, Bolsonaro exaltou o trabalho do ministro da Economia, que tem sido alvo de críticas de aliados do presidente no Congresso.

"Falar em economia, Paulo, você fala melhor do que eu, obviamente né? Eu costumo dizer que eu entendo tanto de economia quanto você de política. Então, nós somos um casal perfeito, eu não entro na área dele, ele não dá peruada na minha área. Ele dá cada peruada que você cai para trás", disse.