PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Preços do petróleo fecham sem direção comum com incertezas geopolíticas

18/02/2022 18h41

Por Laura Sanicola

(Reuters) - Os preços do petróleo terminaram a semana sem direção comum nesta sexta-feira, com o petróleo dos Estados Unidos interrompendo oito semanas de ganhos, já que a perspectiva de aumento das exportações iranianas de petróleo eclipsou os temores de uma possível interrupção no fornecimento resultante da crise Rússia-Ucrânia.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,57 dólar, ou 0,6%, a 93,54 dólares o barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) encerrou com recuo de 0,69 dólar, ou 0,5%, a 91,07 dólares o barril.

Ambas as marcas de referência atingiram suas máximas desde setembro de 2014 na segunda-feira, mas a perspectiva de aliviar as sanções ao petróleo contra o Irã pesou no mercado.

O Brent registrou um pequeno aumento de 0,9% em sua nona semana consecutiva de ganhos, enquanto o WTI caiu 1,7% nesta semana.

Os receios sobre possíveis interrupções no fornecimento resultantes da presença militar russa nas fronteiras da Ucrânia limitaram as perdas nesta semana. O Ocidente ameaçou a Rússia, um importante fornecedor de petróleo e gás, com novas sanções se atacar a Ucrânia; a Rússia nega planejar qualquer ataque.

Quaisquer sanções que possam ser impostas à Rússia pela União Europeia não devem incluir importações de energia, disse o primeiro-ministro italiano Mario Draghi.

(Reportagem adicional de Rowena Edwads em Londres, Sonali Paul e Mohi Narayan em Nova Délhi)