PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Lucro da Iberdrola aumenta com crescimento nas Américas, renováveis e redes

23/02/2022 16h50

Por Isla Binnie

(Reuters) - O grupo de energia Iberdrola divulgou nesta quarta-feira lucros mais altos em 2021, uma vez que o crescimento nos Estados Unidos e no Brasil superou o aperto nos retornos dos negócios de fornecimento de energia na Grã-Bretanha e na Espanha causado pelo aumento dos preços da energia.

A Iberdrola gera energia em parques eólicos e solares e usinas de gás de ciclo combinado na Europa e na América Latina. Também possui e opera redes de distribuição e espera atender 60 milhões de clientes em todo o mundo até 2025.

Os preços de gás e energia na Europa dispararam no ano passado após picos semelhantes na Ásia, com os efeitos da Covid-19 causando estragos na oferta e na demanda. Os temores de um conflito na Ucrânia envolvendo a Rússia ajudaram a manter os preços em alta.

A Iberdrola disse que manteve fixos os preços a clientes mesmo quando os preços no atacado dispararam. Mesmo assim, o lucro líquido ainda chegou a 3,88 bilhões de euros (4,40 bilhões de dólares), acima da estimativa de analistas de 3,77 bilhões de euros fornecida pela empresa.

A Iberdrola, juntamente com a elétrica Enel, passou décadas aprimorando sua experiência em energia renovável, o que a preparou bem para lucrar com a mudança para energia de baixo carbono. O impulso na implantação de projetos, que adicionou quase 3,5 gigawatts de capacidade solar, eólica, hidrelétrica e de baterias durante o ano, ajudou a aumentar a produção em 7,9%.