PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Mortes por tragédia em Petrópolis chegam a 217

25/02/2022 15h40

(Reuters) - As mortes na cidade de Petrópolis em razão de um temporal na semana passada já somam 217 pessoas segundo as autoridades fluminenses.

Das 203 vítimas já identificadas pela polícia, 43 são crianças e menores de idade.

As buscas por desaparecidos entraram no décimo primeiro dia e não tem prazo para acabar. As equipes de bombeiros e defesa civil contam com apoio de mais de 50 cães farejadores e militares de outros Estados nas  buscas por desaparecidos. Segundo a polícia do Rio , há ainda 33 pessoas desaparecidas.

A prefeitura local anunciou um plano diretor para cidade e a construção de casas populares para abrigar os moradores impactados pelo temporal.

Os dados oficiais apontam que são cerca de 900 pessoas desabrigadas ou desalojadas e acolhidas nos mais de 10 pontos montados na cidade . Governo do Estado e prefeitura vão pagar um aluguel social de mil reais, em princípio, por tempo indeterminado. No momento, mais de 2 mil famílias estão cadastradas para receber o aluguel social.

"Essa ajuda é direcionada às pessoas de baixa renda e que perderam suas casas ou que têm casas condenadas pela defesa civil. Temos que dar respostas rápidas em meia a essa tragédia", disse à Reuters o secretário estadual de desenvolvimento social e direitos humanos, Matheus Quintal.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)