IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rússia diz que fará todo o possível para pagar credores

Presidente russo, Vladimir Putin - Mikhail Klimentyev/Sputnik via Reuters
Presidente russo, Vladimir Putin Imagem: Mikhail Klimentyev/Sputnik via Reuters

Da Reuters

07/04/2022 14h30

A Rússia fará de tudo para garantir que seus credores recebam seu dinheiro, disse nesta quinta-feira (7) o ministro das Finanças, Anton Siluanov, um dia após o país ter ficado mais perto de um potencial calote de sua dívida internacional.

Tendo cumprido sua dívida em moeda estrangeira desde o início do que a Rússia chama de "operação militar especial" na Ucrânia, em 24 de fevereiro, Moscou tem encontrado dificuldades para efetuar os pagamentos de seus eurobônus.

Na quarta-feira, a Rússia disse que teve que pagar em rublos os detentores de seus eurobônus denominados em dólares com vencimento em 2022 e 2042, já que um banco estrangeiro se recusou a processar uma ordem de pagamento de 649 milhões de dólares.

"Faremos de tudo para que os credores recebam seu dinheiro investido da Federação Russa", disse Siluanov segundo a agência de notícias Tass.

Siluanov afirmou que o monopólio estatal Russian Railways (RZhD) não pôde pagar seus eurobônus em dólares e a empresa o fará com rublos, de acordo com a agência de notícias Interfax.

"No entanto, as obrigações serão cumpridas: como a Federação Russa, o RZhD o fará em rublos", disse o ministro a repórteres segundo a Interfax.

A Rússia não dá default em sua dívida externa desde que deixou de cumprir os pagamentos após a Revolução Bolchevique de 1917.