Estudo da Fiocruz aponta fase de extinção da terceira onda da Covid-19 no Brasil
BRASÍLIA (Reuters) - Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz divulgado nesta sexta-feira apontou a manutenção da tendência de queda de indicadores de incidência e mortalidade por Covid-19 no país, destacando que pela primeira vez desde maio de 2020 nenhum Estado registrou uma marca superior a 0,3 mortes por 100 mil habitantes.
De acordo com o documento, os novos dados permitem afirmar que a terceira onda epidêmica no Brasil, com o predomínio da Ômicron entre os casos, está em fase de extinção.
"O atual cenário sinaliza redução gradual dos principais impactos da pandemia, com diminuição do número de casos graves, internações e óbitos", destacou o boletim.
Os cientistas alertam que, no entanto, esse quadro não significa o fim da pandemia e pode ser alterado caso surjam novas variantes mais letais ou que escapem da imunidade provocada por vacinas contra a Covid-19. A análise se refere ao período de 20 de março a 2 de abril deste ano.
O boletim ressaltou o papel da vacinação no controle da Covid-19 e citou a importância da segunda e da terceira doses do imunizante.
(Reportagem de Ricardo Brito)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.