PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Preço do aço avança na China com investidores de olho em medidas de estímulo

14/04/2022 08h41

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros do aço chinês foram negociados em alta nesta quinta-feira, com os investidores aguardando medidas do governo de estímulo à economia devido ao recente ressurgimento dos casos de Covid-19.

O governo chinês disse na quarta-feira que usará cortes oportunos nas taxas de compulsório e outras ferramentas para apoiar a economia, bem como indústrias e pequenas empresas atingidas pela pandemia.

O contrato de vergalhão de aço para material de construção mais ativo na Bolsa de Futuros de Xangai, para entrega em outubro, ganhou 0,6%, para 5.004 iuanes (786,00 dólares) por tonelada.

As bobinas laminadas a quente usadas no setor manufatureiro subiram 0,6%, para 5.160 iuanes por tonelada. O contrato de maio dos futuros de aço inoxidável aumentou 0,8%, para 19.830 iuanes por tonelada.

Os futuros de minério de ferro de referência na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em setembro, fecharam em alta de 0,1%, a 902 iuanes por tonelada.

Já os preços spot do minério de ferro com 62% de teor de ferro para entrega à China subiram 1 dólar, para 153 dólares a tonelada, segundo a consultoria SteelHome.

Li Wentao, analista da Tianfeng Futures, destacou que algumas cidades chinesas relaxaram recentemente suas políticas de venda de imóveis.

Li também espera que a demanda por aço se recupere no segundo semestre do ano e sinalizou que os preços das matérias-primas siderúrgicas, como minério de ferro, ainda estavam altos e pressionando os lucros das usinas.

(Por Min Zhang em Pequim e Enrico Dela Cruz em Manila)