PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

BC da Turquia corta taxa de juros de compulsório em lira para zero

18/04/2022 08h26

ANCARA (Reuters) - O banco central da Turquia reduziu a zero a taxa de juros aplicada às reservas obrigatórias denominadas em lira e encerrou a prática de fazer pagamentos adicionais de juros sobre somas convertidas de moeda estrangeira em lira por pessoas físicas.

A autoridade monetária também alterou o sistema de comissão, que anteriormente seria aplicado a uma taxa de 1,5% para contas em moedas estrangeiras para aqueles que não conseguissem converter depósitos em moeda estrangeira para lira.

As medidas foram anunciadas em uma carta do banco central enviada a bancos na sexta-feira e vista pela Reuters, com as mudanças entrando em vigor em 15 de abril.

Elas foram adotadas depois de uma série de ações nos últimos meses para sustentar a lira, depois que as perdas no final de 2021 deixaram a moeda em queda de 44% no ano como um todo.

Antes das mudanças, juros entre 8,5% e 14% eram aplicados para elevar a parcela em lira do compulsório.

O banco central também adiou de 8 de julho para 2 de setembro a data em que pessoas físicas e jurídicas devem alcançar uma meta de taxa de conversão de 20% para somas convertidas de moeda estrangeira para lira.

As taxas de comissão cambial, que foram fixadas em zero no final de 2020, foram elevadas pelo banco a 1,5% para aqueles que não conseguirem atingir as taxas de conversão em lira de 10% e 20% até uma certa data.

(Reportagem de Nevzat Devranoglu)