IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Campos Neto diz ver dificuldade de conduzir BC sem autonomia mais ampla

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília - Marcello Casal JrAgência Brasil
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília Imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil

Da Reuters, em Brasília

26/04/2022 11h17

Há dificuldade em conduzir o dia a dia do Banco Central (BC) sem uma autonomia mais ampla, que inclua questões administrativas e financeiras, disse nesta terça-feira o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto.

Em evento no Senado em homenagem ao economista Roberto Campos, o presidente do BC mencionou que seu avô dizia ser importante que a autoridade monetária tivesse autonomia operacional, administrativa e financeira.

"Hoje vivemos a realidade de ter uma autonomia operacional sem ter autonomia administrativa e financeira, e a gente vê a dificuldade que é no dia a dia conduzir o Banco Central sem ter uma autonomia mais ampla", disse.

Apesar de ter obtido autonomia operacional, o BC não é administrativamente e financeiramente independente. Decisões sobre reajustes salariais de servidores, por exemplo, dependem de liberação orçamentária pelo governo federal.

Em abril, servidores do BC iniciaram uma greve para pressionar o governo a conceder reajustes, o que afetou a divulgação de dados e indicadores do órgão. O movimento foi suspenso, mas a mobilização foi mantida.