IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro diz que anunciará projeto de energia eólica no NE equivalente a 50 Itaipus

O presidente Bolsonaro - Antonio Molina/Folhapress
O presidente Bolsonaro Imagem: Antonio Molina/Folhapress

Ricardo Brito

29/04/2022 10h25

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta sexta-feira que vai anunciar em breve um projeto de energia eólica na costa da Região Nordeste juntamente com a iniciativa privada que poderia, em suas contas, gerar eletricidade equivalente a 50 usinas hidrelétricas de Itaipu.

Em entrevista à Rádio Metrópole FM, de Cuiabá (MT), Bolsonaro não especificou de que tipo de projeto falava. O Nordeste é a principal área de geração eólica no Brasil, atraindo fortes investimentos da iniciativa privada na última década.

"Daqui a pouco tempo, vamos anunciar nos próximos dias com a iniciativa privada, porque nós não temos dinheiro, nós podemos em poucos anos termos uma geração de energia na costa do Nordeste equivalente a 50 Itaipus, energia limpa, eólica, onde de lá nós estaremos produzindo o hidrogênio verde, que o mundo todo está interessado no hidrogênio verde e nós vamos mandar energia para o mundo todo", disse.

O hidrogênio verde a que Bolsonaro se refere é produzido em um eletrolisador que consome exclusivamente energia renovável, o que faz dele um combustível com potencial de combater as mudanças climáticas. Além da expectativa de ser utilizado em veículos do futuro, também há aplicações nas indústrias alimentícias e outras.

Na entrevista, o presidente também disse que está sob análise do Ministério da Infraestrutura a devolução pela concessionária de um trecho que passa pelo Mato Grosso da BR-163 que foi concedida à iniciativa privada.

"Ela está sendo negociada a devolução por parte da atual concessionária para uma nova relicitação", afirmou ele sem dar mais detalhes sobre qual seria o trecho e sobre o andamento das negociações.