PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

FMI aprova nova linha de crédito flexível de US$9,8 bi para Colômbia

29/04/2022 14h31

NOVA YORK (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou nesta sexta-feira uma Linha de Crédito Flexível (LCF) de 9,8 bilhões de dólares para a Colômbia, que, segundo o país sul-americano, será tratada como "preventiva", disse o FMI em comunicado.

"A Colômbia se qualifica para a (Linha de Crédito Flexível) em virtude de seus fundamentos econômicos e estruturas de política institucionais muito fortes e seu histórico de implementação de políticas muito fortes e compromisso com a manutenção de tais políticas", afirmou o Fundo.

A Colômbia retirou cerca de 5,4 bilhões de dólares em dezembro de 2020 de um acordo de LCF aprovado no início daquele ano para lidar com a pandemia de Covid-19 e não sacou recursos de LCFs aprovadas em 2016 e 2018, mostram dados do FMI.

O Fundo disse que a Colômbia continua vulnerável a riscos externos, que incluem pressões inflacionárias e um aumento nos prêmios de risco, e esta nova linha de crédito reforçará a confiança do mercado no país exportador de petróleo.

(Por Andrea Shalal e Rodrigo Campos)