IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Privatização da Eletrobras pode seguir após aval na subsidiária Furnas

Logo da Eletrobras na Bolsa de Valores de Nova York - Reprodução
Logo da Eletrobras na Bolsa de Valores de Nova York Imagem: Reprodução

Letícia Fucuchima

06/06/2022 13h27Atualizada em 06/06/2022 13h27

Detentores de debêntures de Furnas, subsidiária da Eletrobras, aprovaram em assembleia nesta segunda-feira a realização de um aumento de capital na Santo Antônio Energia, disse uma fonte à Reuters, abrindo caminho para a oferta de capitalização da maior elétrica da América Latina, prevista para esta semana.

A concessão de "waiver" dos debenturistas para o aporte de capital de quase 1,6 bilhão na concessionária que opera a hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), era necessária em razão do impacto que poderia gerar sobre Furnas e Eletrobras —sem o aval, parte relevante da dívida das empresas poderia sofrer "cross default", ou vencimento antecipado cruzado.

A Eletrobras pode se tornar acionista majoritária no empreendimento às vésperas da privatização, já que outros sócios de Santo Antônio podem não acompanhar o aporte de capital.

Na semana passada, a Eletrobras aprovou a integralização, por Furnas, da totalidade das ações que eventualmente sobrarem após o aumento de capital.

Segundo uma fonte com conhecimento do assunto, a aprovação foi dada por 92,08% dos debenturistas presentes na assembleia deste segunda-feira. Essa foi a segunda tentativa —a primeira chamada, realizada na semana passada, não atingiu o quórum necessário.

A reunião desta segunda-feira chegou a ser suspensa por liminar concedida no domingo, mas a medida judicial foi derrubada nesta manhã.

A aprovação era condição para a oferta de capitalização da maior geradora de energia da América Latina, segundo prospecto enviado à Comissão de Valores Mobiliários.

Procurada, a Eletrobras não comentou o assunto imediatamente.

A precificação da oferta, que pode alcançar 35 bilhões de reais, está marcada para quinta-feira, dia 9.