IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Justiça marca audiência de conciliação com Samarco, Vale, BHP e credores

Nova audiência está marcada para o dia 21 deste mês - Ricardo Moraes/Reuters
Nova audiência está marcada para o dia 21 deste mês Imagem: Ricardo Moraes/Reuters

Tatiana Bautzer

Reuters, São Paulo

14/06/2022 09h54

O juiz responsável pela recuperação judicial da Samarco Mineração marcou para o próximo dia 21 uma audiência de conciliação entre a empresa, seus acionistas Vale e BHP Group e os credores financeiros para tentar chegar a um acordo relativo a duas propostas concorrentes de reestruturação da dívida.

Os credores rejeitaram a última proposta de reestruturação oferecida pela Samarco numa assembleia no dia 18 de abril e apresentaram um mês depois um plano alternativo, pelo qual assumiriam o controle da empresa trocando a dívida por participação acionária.

Sindicatos representando funcionários da Samarco apresentaram um segundo plano de reestruturação no dia seguinte ao dos credores, em 19 de maio, com o apoio da empresa e de seus acionistas.

Em sua decisão, o juiz Adilon Claver de Resende diz que a audiência de conciliação busca reduzir o litígio e chegar a um acordo entre as duas propostas. Ainda não está definido como prosseguirá a reestruturação se não houver acordo e houver duas propostas concorrentes para votação.