PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Chances de recessão no Reino Unido nos próximos 2 anos aumentaram, diz J.P. Morgan

17/06/2022 08h35

(Reuters) - As chances de o Reino Unido entrar em recessão no próximo ano ou dois aumentaram em meio a uma inflação crescente devido à vulnerabilidade do país a choques externos, disseram economistas do J.P.Morgan nesta sexta-feira, um dia depois que o Banco da Inglaterra aumentou os custos dos empréstimos.

O banco central britânico elevou sua taxa de juros de referência para 1,25% na quinta-feira - a mais alta desde janeiro de 2009. Embora seu movimento tenha sido mais gradual que outros bancos centrais, o banco central disse que está pronto para agir "energicamente" se necessário para enfrentar os perigos da inflação.

"Se (o Federal Reserve) engendrar uma forte desaceleração do crescimento ou recessão, isto se estenderá para o Reino Unido e, combinado com um aperto nas condições financeiras domésticas, provavelmente produzirá uma recessão no Reino Unido", disse JPM.

Na quinta-feira o Fed adotou o maior aumento dos juros desde 1994 e sinalizou uma economia em desaceleração.

"... dada a natureza da economia britânica, vemos uma alta vulnerabilidade a choques externos além do curto prazo e vemos um aumento das chances de uma recessão nos próximos um a dois anos", acrescentou JPM.

(Reportagem de Siddarth S e Pushkala Aripaka em Bengaluru)