IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro diz que Câmara e Senado discutem elevar Auxílio Brasil para R$600

28/06/2022 12h49

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que o Congresso discute uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para elevar o valor do Auxílio Brasil para 600 reais, numa referência à chamada PEC dos Combustíveis que está em tramitação no momento no Senado.

"No dia de hoje, está a Câmara e o Senado discutindo uma Proposta de Emenda à Constituição que nós passaremos o Auxílio Brasil de 400 para 600 reais", disse ele, durante evento de entrega de casas em Maceió.

"Deixo claro que outras medidas estão sendo tomadas", acrescentou.

A iniciativa da PEC ocorre a menos de quatro meses das eleições e busca conter os efeitos para a população da alta generalizada dos preços.

Em fala antes de Bolsonaro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que o Congresso vai fazer todo o possível para aprovar esta semana a PEC, que também aumenta os valores do vale-gás até o final do ano. A proposta ainda está no Senado e o relator dela, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), deve apresentar seu parecer no final da tarde desta terça.

Lira afirmou que vai trabalhar para que Bolsonaro tenha a maior votação proporcional no Nordeste em sua busca pela reeleição.

A região tradicionalmente tem garantido expressiva votação a candidatos do PT, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal adversário de Bolsonaro na sucessão presidencial, e atual líder nas pesquisas de opinião.