PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

Desaceleração econômica da Rússia pode ser mais superficial que o temido, porém mais longa, diz BC local

13/07/2022 14h50

MOSCOU (Reuters) - Uma recessão econômica iminente na Rússia não será tão profunda quanto se pensava inicialmente, mas pode durar mais, disseram analistas do banco central do país nesta quarta-feira.

A economia deve ter contração depois que Moscou iniciou o que chama de "operação militar especial" na Ucrânia, em 24 de fevereiro, que desencadeou sanções abrangentes contra a Rússia, que incluem um congelamento parcial de suas reservas.

"O processo de transformação estrutural não é linear e continua em velocidades diferentes, a depender do grau de influência das restrições externas. Como resultado, a desaceleração econômica será menos profunda do que o previsto há alguns meses, porém mais prolongada", disseram os analistas.

Em sua mais recente revisão, eles acrescentaram que a tarefa de médio prazo mais importante e complexa é substituir o investimento estrangeiro perdido.

"Isso determinará em grande parte a natureza e a escala da transformação estrutural da economia russa e o nível e a trajetória de seu crescimento potencial", afirmaram.

Os analistas também disseram acreditar que a inflação pode permanecer baixa no curto prazo devido a fatores temporários.

(Reportagem da Reuters)