IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Wall St encerra semana tumultuada com sólido rali por alívio em temor de alta do juro

15/07/2022 17h18

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) - As ações de Wall Street fecharam em alta acentuada nesta sexta-feira e encerraram vários dias de liquidação com uma retomada impulsionada por balanços corporativos otimistas, fortes dados econômicos e menos preocupações com um aumento da taxa de juros pelo banco central dos Estados Unidos acima do esperado.

O índice S&P 500 fechou em alta de 1,92%, a 3.863,16 pontos. O Dow Jones subiu 2,15%, a 31.288,26 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançou 1,79%, a 11.452,42 pontos.

Os três principais índices acionários dos EUA registraram ganhos sólidos, com o índice S&P para o setor financeiro na liderança depois que o balanço do Citigroup Inc superou previsões. Isso reverteu os efeitos da liquidação de quinta-feira, ditada pela orientação pessimista dada pelos bancos rivais JPMorgan Chase e Morgan Stanley.

O S&P 500 e o Dow Jones puserem fim a sequências de cinco dias de perdas e, junto com o Nasdaq, acumularam recuo semanal.

"Ainda estamos abaixo da linha de tendência de queda", disse Sam Stovall, estrategista-chefe de investimentos da CFRA Research em Nova York. "Uma nova tendência não se faz em um dia."

Temores de que o Federal Reserve suba os custos dos empréstimos agressivamente foram acalmados após comentários de autoridades do Fed na quinta e nesta sexta-feira. Formuladores de política monetária indicaram que um aumento de 0,75 ponto percentual na taxa de juros é mais provável que o incremento de 1 ponto percentual que muitos no mercado temiam. [nL1N2YW1RR]

Todos os 11 principais setores do S&P 500 terminaram o pregão desta sexta em território positivo, com as ações financeiras conquistando, com folga, o maior ganho percentual, de 3,5%.