PUBLICIDADE
IPCA
0,67 Jun.2022
Topo

Paper Excellence e J&F continuam briga por Eldorado mesmo depois de decisão judicial

30/07/2022 12h01

Por Tatiana Bautzer

SÃO PAULO (Reuters) - A canadense Paper Excellence afirmou na sexta-feira ter sido autorizada pela Justiça a concluir a aquisição de 100% da Eldorado Brasil Celulose, o que foi imediatamente contestado pela J&F, atual controladora da Eldorado.

A decisão judicial foi o último movimento numa disputa que já dura cinco anos sobre o negócio. Segundo comunicado divulgado na noite de sexta-feira, a Paper Excellence disse que a juíza Renata Maciel, da segunda Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem, havia concordado com a decisão da arbitragem no ano passado de que a Paper Excellence, que já tem 49,4% da Eldorado, pode adquirir o restante.

A juíza decidiu que o processo arbitral estava correto e desconsiderou argumentos contrários da J&F Investimentos, atual controladora da Eldorado.

A arbitragem havia determinado que o negócio fosse fechado por 15 bilhões de reais, como previsto no contrato original.

A J&F Investimentos "se surpreendeu com a publicação da sentença, uma vez que a ação encontra-se suspensa por decisão do Tribunal de Justiça", segundo nota enviada pela holding. "Se não fosse nula, a sentença seria revertida em instância superior, uma vez que ignora provas produzidas nos próprios autos", diz o comunicado.

A J&F alega que um dos árbitros não foi isento e que houve espionagem de entre a J&F e seus advogados.

Desde a aquisição da Eldorado, assinada em 2017 mas nunca concluída, a Paper Excellence comprou o controle das empresas norte-americanas Resolute Forest Products e Domtar. Em 2019 comprou a canadense Catalyst Paper.