IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Horizonte Minerals fecha contratos de US$135 mi para projeto de níquel no Pará

04/08/2022 13h33

Por Rafaella Barros

(Reuters) - A mineradora britânica Horizonte Minerals anunciou nesta quinta-feira o fechamento de contratos que somam 135 milhões de dólares com fornecedores de equipamentos para o Projeto Araguaia, no Pará, enquanto a companhia avança com o empreendimento para tirar proveito de um mercado impulsionado pelo setor de baterias.

A construção na cidade de Conceição do Araguaia, que começou em maio, está em fase de terraplanagem. A expectativa da empresa é que os equipamentos, que serão produzidos no exterior, comecem a chegar ao Pará em outubro, para que o projeto possa iniciar a produção em 2024.

"Os principais equipamentos já estão contratados, para que a gente tenha a primeira produção para o fim do primeiro trimestre de 2024, conforme previsto no cronograma", disse o diretor de finanças da companhia, Tiago Miranda, em entrevista à Reuters.

O Araguaia produzirá ferroníquel para abastecer o mercado de aço inox. Da sua extração virá também o níquel, cuja principal destinação será o mercado de baterias.

A mina, que tem vida útil inicial prevista para 28 anos, produzirá até 14.500 toneladas por ano de níquel. Esse volume pode chegar a 29.000 toneladas, segundo a empresa, com a entrada em operação da linha 2, prevista para 2027.

A título de comparação, a Vale, uma das gigantes globais do setor, projeta produzir até 190 mil toneladas de níquel em 2022, em todas as suas operações.

"Temos alguns estudos da Universidade Mackenzie que mostram a atual demanda mundial de níquel de 2,6 milhões toneladas/ano chegando a 4,2 milhões de toneladas em 2040. E a oferta não acompanhando essa demanda. O projeto entra no mercado em um momento em que o mundo pede níquel", disse Miranda.

A cifra de 135 milhões de dólares dos contratos com empresas fornecedoras de equipamentos representa cerca de 27% de todo o investimento previsto para o projeto, de 500 milhões de dólares.

Considerando-se os outros contratos já fechados --de itens como insumos e serviços-- os investimentos acertados até agora chegam a quase 59% do total.

"Os contratos já totalizam 293 milhões de dólares, devidamente previstos em orçamento, e significam continuidade e impulso positivo na construção no Projeto Araguaia", disse o CEO da Horizonte Minerals, Jeremy Martin, em nota.

Entre esses equipamentos estão, por exemplo, fornos e rotativos da dinamarquesa FLSmidth, equipamentos para britagem da finlandesa Metso Outotec, entre outros.

No final do ano passado, a Horizonte obteve um pacote de financiamento no valor de 633 milhões de dólares para desenvolver o Araguaia.

O capex do projeto é estimado em 500 milhões de dólares para a construção da linha 1, e o planejamento é usar os fundos adicionais para capital de giro e financiar a linha 2.

(Por Rafaella Barros)