IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Presidente do BC desmente Bolsonaro: 'Não é verdade que bancos perdem dinheiro com o Pix'

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto - Por Bernardo Caram
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto Imagem: Por Bernardo Caram

Bernardo Caram

11/08/2022 18h54Atualizada em 12/08/2022 08h36

Não é verdade que bancos perdem dinheiro com o Pix, disse nesta quinta-feira o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, contrariando afirmação do presidente Jair Bolsonaro.

Em evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Campos Neto disse que o sistema de transferências instantâneas leva a abertura de novas contas, viabilização de novos serviços e aumento do volume transacionado, além de uma redução do uso de cédulas e moedas, que aumentam o custo de operação.

Segundo ele, o Banco Central divulgará um estudo sobre esse tema.

No fim de julho, Bolsonaro disse que banqueiros estariam assinando carta em defesa da democracia, vista como uma resposta a ataques do presidente ao processo eleitoral e às instituições, porque teriam perdido dinheiro com a criação do Pix.

"Estão perdendo com o Pix. Juristas não, banqueiros. Banqueiros, isso mesmo? Banqueiro. Perdendo com Pix", disse Bolsonaro na ocasião.

A Carta em Defesa da Democracia foi apresentada publicamente nesta quinta em ato no centro de São Paulo que reuniu acadêmicos, estudantes, empresários, sindicalistas e representantes da sociedade civil. Manifestações em defesa da democracia também foram realizadas em outras capitais do país.

No evento da Febraban, o presidente do BC também defendeu um avanço do sistema de pagamentos instantâneos para permitir que usuários façam transações offline.

Na apresentação, o presidente do BC afirmou ainda que gostaria de ver a moeda digital do Banco Central em funcionamento em 2024. Segundo ele, o real digital será uma forma de fomento de novos negócios e permitirá uma interação entre dinheiro físico e digital.