Dow Jones fica prestes a confirmar mercado em baixa por temores de recessão
Por Medha Singh
(Reuters) - O índice Dow Jones chegou a cair 20% em relação a seu pico atingido em janeiro e estava a caminho de confirmar um mercado em baixa ("bear market", na sigla em inglês) nesta sexta-feira, conforme investidores evitam ativos de risco por temores de uma recessão desencadeada pelo ritmo rápido de aumentos da taxa de juros nos EUA.
Se o índice fechar 20% abaixo de sua máxima histórica de fechamento de 36.799,65 pontos, atingida em 4 de janeiro, isso confirmaria um mercado em baixa, de acordo com uma definição amplamente utilizada.
O Dow Jones seria o último dos três principais índices de Wall Street a confirmar um mercado em baixa. O S&P 500 atingiu esse marco em junho e o Nasdaq, em março.
A renovada pressão de venda ocorre em uma semana em que o Federal Reserve aumentou a taxa de juros em 0,75 ponto percentual pela terceira vez consecutiva este ano e prometeu continuar a apertar a política monetária até que a inflação seja domada.
O Dow Jones cai 19% este ano, enquanto o S&P 500 recua 23% e o Nasdaq perde 31%.
Às 14:51 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 2,22%, a 3.674,53 pontos, enquanto o Dow Jones caía 2,07%, a 29.454,57 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 2,28%, a 10.814,98 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.