Desastres climáticos reduzem capacidade produtiva dos EUA e esgotam recursos, diz Yellen
Por David Lawder
(Reuters) - Desastres climáticos ligados ao aquecimento global estão reduzindo cada vez mais a capacidade produtiva da economia dos Estados Unidos e minam recursos dos governos, disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, nesta terça-feira, ao defender uma transição acelerada para a energia renovável.
"Estas são reduções bruscas e de curto prazo na capacidade que podem aumentar os preços. A realidade é que choques que eram impensáveis há algumas décadas agora estão se apresentando com frequência alarmante", afirmou Yellen em comentários preparados para a Cypress Creek Renewables, empresa desenvolvedora de energia solar em Durham, Carolina do Norte, ao dizer que os choques relacionados ao clima estão exacerbando as dificuldades da cadeia de suprimentos.
Yellen disse que choques climáticos persistentes e frequentes aumentarão as demandas por alívio fiscal por desastres, o que diminuirá os recursos nacionais, inclusive os necessários para lidar com as mudanças climáticas.
“Em suma, as mudanças climáticas representam um grave risco para a capacidade produtiva de nossa economia, ao mesmo tempo que impactam sua estabilidade”, afirmou. “Para enfrentar esses riscos, precisamos acelerar nossa transição para uma economia de energia limpa.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.