Banco central da Colômbia eleva juro para 10%
BOGOTÁ (Reuters) - A diretoria do banco central da Colômbia elevou a taxa básica de juros em 100 pontos-base, para 10%, nesta quinta-feira, à medida que as pressões inflacionárias e o consumo doméstico robusto persistem e os bancos centrais de todo o mundo aumentam os custos dos empréstimos.
O conselho ficou dividido sobre a intensidade do aumento da taxa, com seis autoridades apoiando a alta de 100 pontos-base e um votando por uma elevação mais suave, de 50 pontos-base.
O banco elevou sua expectativa de crescimento para este ano a 7,8%, de 6,9% anteriormente, mas reduziu sua previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano a 0,7%, de 1,1%.
Oito dos 17 analistas consultados em uma pesquisa da Reuters na semana passada previam que o banco aumentaria os custos dos empréstimos em 100 pontos-base, enquanto outros oito esperavam subida de 150 pontos-base --como em reuniões anteriores. Um analista previa alta de 125 pontos-base.
(Por Julia Symmes Cobb)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.