Confiança dos exportadores alemães melhora em novembro, diz Ifo
BERLIM (Reuters) - A confiança dos exportadores alemães entrou em território positivo em novembro apesar dos temores de uma recessão global, já que a indústria automotiva viu uma retomada da demanda estrangeira, compensando as perspectivas mais sombrias em outros setores, de acordo com uma pesquisa.
O instituto Ifo disse nesta segunda-feira que seu índice de expectativas de exportação subiu para 0,4, ante -4,6 em outubro, citando sua pesquisa com 2.300 empresas. A leitura leva o índice ao seu nível mais alto desde junho, depois de subir pelo segundo mês consecutivo.
"Pequenos vislumbres de esperança estão surgindo para a indústria de exportação alemã", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest, em comunicado.
Enquanto as montadoras esperavam que as exportações crescessem, os fabricantes de máquinas e equipamentos e as empresas do setor elétrico tinham pouca expectativa por mais impulso dos negócios internacionais, disse Fuest.
Um terço da economia global pode entrar em recessão até 2023, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), prejudicando a demanda pelas exportações alemãs.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.