Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

AES Brasil, ArcelorMittal e Eneva investem em empresa de serviços para mercado livre de energia

21/12/2022 10h09

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Em meio à expansão do mercado livre de energia, companhias brasileiras como AES Brasil, ArcelorMittal e Eneva apoiaram a criação de uma nova empresa que oferece para integrantes desse segmento um ambiente 100% digital para negociação de energia elétrica, de certificado de energia limpa e produtos financeiros.

Chamada de Brasil Energy Exchange (Beenx), a nova companhia entrou em operação como a primeira empresa de energia a oferecer todos esses negócios em um só ecossistema, no conceito conhecido como "one stop shop", pontuou a empresa em nota nesta quarta-feira.

Com sede em São Paulo, a Beenx é resultado de investimento das empresas AES Brasil, ArcelorMittal, Eneva e da companhia de inteligência energética Fohat Corporation. O investimento inicial para a fundação da Beenx foi de 10,5 milhões de reais, envolvendo projetos de pesquisa e desenvolvimento da reguladora Aneel e aportes de fundos de investimentos.  

A companhia é também a primeira infraestrutura de mercado de energia em Blockchain na América Latina, que oferece integração de ponta a ponta por meio de um modelo que agrega gestão de "backoffice", de riscos e outros serviços inéditos à operação de trading.

"Ao permitir que as transações sejam feitas todas em um único ambiente, a Beenx proporciona aos compradores e vendedores mais segurança, transparência e isonomia na composição de preços, além de reduzir os riscos de inadimplência e custos operacionais", disse a companhia em nota.

A Beenx explicou que permite que todo o ciclo de vida da negociação seja realizado dentro da plataforma de operação, desde o planejamento, passando pela inserção de flexibilidade, da sazonalização, da assinatura contratual, até a contratação de seguros, centralizando todos os documentos num lugar.

A operação é toda feita no ambiente digital da Beenx na internet, sem a necessidade de hardware ou software específicos.

(Por Marta Nogueira)