Ibovespa avança e caminha para confirmar alta em 2022
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava nesta quinta-feira, no último pregão do ano, confirmando um resultado positivo em 2022, embora modesto e marcado por movimentos extremos de ações, enquanto agentes financeiros fazem os últimos ajustes para 2023.
Notícias corporativas também repercutiam nos negócios, como o anúncio da MRV na véspera de que concluiu a venda do empreendimento Oak Enclave, na Flórida (EUA), por 113 milhões de dólares em valor geral de venda.
Às 10:51, o Ibovespa subia 0,61 %, a 110.911,72 pontos. O volume financeiro somava 1,8 bilhão de reais.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa acumula até o momento no ano acréscimo de 5,8%.
Investidores continuam na expectativa de como será o terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de 2023, principalmente no quesito fiscal.
Nesse contexto, a XP Investimentos destacou pronunciamento de Lula nesta quinta-feira, previsto para 11h, quando se espera que ele anuncie a totalidade do seu ministério e, possivelmente, o comando de empresas estatais.
Também no radar estava entrevista do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao Globo, na qual ele citou a intenção de promover redução de desonerações e benesses e rever "atos desesperados" logo no primeiro trimestre.
No exterior, os futuros acionários sinalizavam uma abertura positiva em Wall Street, que diferentemente do Ibovespa caminha para uma perda em 2022, com o S&P 500 registrando até o momento um declínio de mais de 20%.
DESTAQUES
- MRV ON avançava 5,73%, a 7,93 reais, em mais uma sessão positiva para o setor imobiliário e após anúncio da construtora sobre venda do empreendimento Oak Enclave, na Flórida (EUA), por 113 milhões de dólares em valor geral de venda.
- RAÍZEN ON subia 1,6%, a 3,81 reais. A Cosan CSAN3.SA informou na quarta-feira que o Itaú Unibanco investiu 4,1 bilhões de reais em ações preferenciais da Cosan Nove Participações, veículo que passou a deter parte das ações da Raízen detidas pela companhia.
- VIA ON valorizava-se 3,27%, a 2,53 reais, dando continuidade ao viés positivo, assim como MAGAZINE LUIZA ON, que subia 2,23%, a 2,75 reais, embora ambas acumulem declínios relevantes em 2022 --de 52% e 62%, respectivamente. AMERICANAS ON avançava 1,85%. No ano, cai 68%.
- KLABIN UNIT cedia 0,4%, a 19,86 reais, em sessão negativa para a o setor de papel e celulose, em meio a nova sessão de queda do dólar ante o real, com SUZANO ON
- IRB BRASIL ON caía 1,06%, a 0,93 real, após forte alta na véspera, caminhando para fechar 2022 com o pior desempenho do Ibovespa, com declínio de 77% até o momento.
- PETROBRAS PN mostrava acréscimo de 0,28%, a 24,87 reais, em mais um dia de queda do petróleo Brent, enquanto permanece a expectativa do anúncio do comando da estatal sob o governo do presidente eleito Lula. No setor, PRIO ON recuava 0,72%.
- VALE ON subia 0,24%, a 89,2 reais, tendo de pano de fundo alta dos preços do minério de ferro na Ásia, com a referência na bolsa de Dalian subindo para uma máxima de mais de seis meses.
- BRADESCO PN avançava 1,72%, a 15,42 reais, e ITAÚ UNIBANCO PN tinha elevação de 1,48%, a 25,42 reais.
Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em
Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em
(Por Paula Arend Laier)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.