Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Após caso Americanas, Rial renuncia como presidente do conselho do Santander Brasil

Sérgio Rial, na sede do banco Santander no Brasil em São Paulo - Por Aluisio Alves
Sérgio Rial, na sede do banco Santander no Brasil em São Paulo Imagem: Por Aluisio Alves

Em São Paulo

20/01/2023 18h26

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) -Sergio Rial renunciou à presidência do conselho de administração do Santander Brasil nesta sexta-feira, dias após o executivo ter deixado o comando da Americanas, ao anunciar um rombo contábil bilionário que precedeu o pedido de recuperação judicial da varejista na véspera.

Rial, presidente-executivo do Santander Brasil entre 2016 e 2021, também exercia no banco as funções de coordenador do comitê de nomeação e governança e membro dos comitês de remuneração, e de riscos e compliance.

Deborah Vieitas, vice-presidente do conselho, assumirá as funções de Rial, afirmou o banco em fato relevante.

A unidade do banco espanhol Santander no país é um dos credores da Americanas.

Rial havia anunciado no dia 11 sua saída da liderança da Americanas - após ficar apenas 10 dias no cargo - ao revelar que a empresa tinha "inconsistências contábeis" de 20 bilhões de reais. Ao explicar no dia seguinte os motivos de sua renúncia e o que encontrou na Americanas, ele disse que permaneceria sendo assessor dos acionistas de referência da rede varejista.

Como consequência da rápida deterioração da relação com credores e do esvaziamento do caixa, a varejista pediu recuperação judicial na véspera, com dívida de 43 bilhões de reais, um dos maiores processos do tipo no Brasil.

Rial atualmente é presidente do conselho da Vibra, vice-presidente do conselho de administração da empresa de alimentos BRF e membro do conselho da companhia aérea norte-americana Delta.

(Edição Paula Arend Laier)