Após caso Americanas, Rial renuncia como presidente do conselho do Santander Brasil
Por Aluisio Alves
SÃO PAULO (Reuters) -Sergio Rial renunciou à presidência do conselho de administração do Santander Brasil nesta sexta-feira, dias após o executivo ter deixado o comando da Americanas, ao anunciar um rombo contábil bilionário que precedeu o pedido de recuperação judicial da varejista na véspera.
Rial, presidente-executivo do Santander Brasil entre 2016 e 2021, também exercia no banco as funções de coordenador do comitê de nomeação e governança e membro dos comitês de remuneração, e de riscos e compliance.
Deborah Vieitas, vice-presidente do conselho, assumirá as funções de Rial, afirmou o banco em fato relevante.
A unidade do banco espanhol Santander no país é um dos credores da Americanas.
Rial havia anunciado no dia 11 sua saída da liderança da Americanas - após ficar apenas 10 dias no cargo - ao revelar que a empresa tinha "inconsistências contábeis" de 20 bilhões de reais. Ao explicar no dia seguinte os motivos de sua renúncia e o que encontrou na Americanas, ele disse que permaneceria sendo assessor dos acionistas de referência da rede varejista.
Como consequência da rápida deterioração da relação com credores e do esvaziamento do caixa, a varejista pediu recuperação judicial na véspera, com dívida de 43 bilhões de reais, um dos maiores processos do tipo no Brasil.
Rial atualmente é presidente do conselho da Vibra, vice-presidente do conselho de administração da empresa de alimentos BRF e membro do conselho da companhia aérea norte-americana Delta.
(Edição Paula Arend Laier)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.