Democratas e republicanos preparam plano para evitar crise do teto da dívida
Por Jason Lange
WASHINGTON (Reuters) - Um grupo de parlamentares bipartidário dos Estados Unidos está preparando um plano para neutralizar uma crise iminente sobre o teto da dívida do país, alterando-a de um valor fixo em dólares para uma porcentagem do Produto Interno Bruto, disse o principal republicano do grupo neste domingo.
A proposta substituiria o teto da dívida federal de Washington --atualmente fixado em 31,4 trilhões de dólares-- por uma regra que limitaria a dívida a uma parcela do PIB, disse o deputado Brian Fitzpatrick, copresidente republicano da bancada moderada Problem Solvers Caucus.
Em entrevista à Fox News no domingo, junto ao co-presidente Democrata dos Problem Solvers, Josh Gottheimer, Fitzpatrick disse que o presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Kevin McCarthy, assumirá a liderança nas negociações com a Casa Branca sobre o teto da dívida. Mas ele e Gottheimer estavam "colocando carne" no esqueleto de sua proposta para ajudar a evitar uma crise.
"Vamos apenas oferecer... uma possível solução para construir pontes", disse Fitzpatrick.
Na quinta-feira, o governo dos EUA chegou perto de seu limite legal de empréstimos. O Departamento do Tesouro alertou que suas medidas extraordinárias de gestão de caixa só poderiam permitir que o governo pagasse todas as suas contas até o início de junho, momento em que o país poderia correr o risco de não cumprir suas obrigações, inclusive sobre seus títulos de dívida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.