IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juiz de falências rejeita pedido de nova investigação sobre colapso da FTX

15/02/2023 13h44

Por Dietrich Knauth

(Reuters) - Um juiz de falências dos Estados Unidos negou na quarta-feira os pedidos de uma nova investigação independente sobre o colapso da bolsa de criptomoedas FTX, dizendo que a investigação proposta é redundante para outras investigações realizadas pela nova administração da empresa e pela lei.

O juiz John Dorsey rejeitou um pedido do órgão fiscalizador de falências do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que argumentou que um examinador independente deveria ser nomeado para investigar alegações de "fraude, desonestidade, incompetência, má conduta e má administração" que são "importantes demais para serem deixados para uma investigação interna."

A FTX e o comitê que representa seus investidores juniores se opuseram a essa demanda, dizendo que o examinador proposto meramente duplicará o trabalho já feito pela FTX, seus investidores e agências fiscalizadoras. A proposta também drena milhões de dólares dos fundos limitados da FTX, argumentou a empresa.

O fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, acusado de roubar bilhões de dólares de clientes da FTX para pagar dívidas contraídas por seu fundo de hedge Alameda Research, se declarou inocente das acusações de fraude.