IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Indicado para Banco do Japão falará à câmara baixa do Parlamento no dia 24

16/02/2023 07h51

Por Tetsushi Kajimoto e Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - Kazuo Ueda, indicado pelo governo para ser o próximo presidente do Banco do Japão, falará em uma audiência de confirmação na câmara baixa do Parlamento japonês em 24 de fevereiro, disse um funcionário do partido governista nesta quinta-feira.

Os mercados monitorarão a audiência para obter pistas sobre como o acadêmico de 71 anos de idade conduzirá o banco central para fora de sua política monetária ultra-suave e prolongada.

A câmara baixa conduzirá a audiência sobre a nomeação de Ueda pela manhã, disse Shunichi Yamaguchi, chefe do comitê de direção da Casa, aos repórteres nesta quinta-feira.

Os vice-governadores indicados pelo governo -- o ex-diretor de vigilância bancária Ryozo Himino e o executivo do Banco do Japão Shinichi Uchida -- falarão à tarde depois de Ueda, disse ele.

O comitê responsável pela audiência de confirmação na câmara alta do Parlamento não conseguiu decidir a data das audiências, disse o chefe do comitê aos repórteres após uma reunião na quinta-feira.

O governo indicou Ueda para ser o próximo presidente do Banco do Japão na terça-feira, uma escolha surpreendente que pode aumentar a chance de um fim da impopular política de controle de rendimento da autoridade monetária japonesa.