IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gasolina sobe nos postos na 3ª semana do mês; etanol e diesel caem, diz ValeCard

17/02/2023 18h12

SÃO PAULO (Reuters) - O preço da gasolina nos postos no Brasil apresentou alta de 0,69% na terceira semana de fevereiro em comparação com a anterior, com valor médio atingindo 5,266 reais o litro, de acordo com levantamento da ValeCard com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos do país.

Já o preço médio do etanol hidratado, concorrente da gasolina, caiu 2,94% em relação à semana anterior, para 3,875 reais o litro. O diesel S-10, por sua vez, despencou 5,87% para 6,298 por litro, média, segundo a ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.

No caso do gasolina, o head de inovação e portfólio na ValeCard, Brendon Rodrigues, citou a "alta demanda por combustíveis nesta semana, com as pessoas se preparando para as viagens de Carnaval, aliada aos recentes aumentos do etanol anidro e da gasolina nas refinarias".

A Petrobras elevou a gasolina em 24 de janeiro.

Já o valor do etanol hidratado nos postos de combustíveis refletiu a redução ocorrida nas usinas na última semana, disse Rodrigues em nota.

Segundo a ValeCard, para que o uso de etanol hidratado compense financeiramente em relação à gasolina, descontando fatores como autonomias individuais de cada veículo, o valor do litro do combustível renovável deve ser igual ou inferior a 70% do preço do litro do combustível fóssil. Isso foi registrado em poucos Estados, como o Mato Grosso.

A queda no preço do diesel, por sua vez, ainda reflete a redução de quase 9% do combustível da Petrobras nas refinarias, no início do mês. "Foi repassada em parte ao consumidor pelos postos de combustíveis, acreditamos que a redução na bomba pode continuar na próxima semana...", disse Rodrigues.

(Por Roberto Samora)