IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Argentina registra novos casos de gripe aviária

18/02/2023 14h27

BUENOS AIRES (Reuters) - O governo da Argentina confirmou neste sábado dois casos de gripe aviária detectados em aves silvestres, após relatar a primeira descoberta três dias atrás, em sintonia com outros países da região que também reportaram a presença da doença. 

"No âmbito das ações de vigilância e da emergência sanitária declarada pela presença de influenza aviária em aves silvestres, detectamos um segundo caso em dois patos silvestres encontrados mortos na província (mediterrânea) de Córdoba", disse no Twitter o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) do país. 

O Senasa acrescentou que "a detecção foi confirmada em análises realizadas por nosso laboratório nacional, em amostras coletadas na lagoa 'Las Mojarras'". 

O governo argentino, juntamente com o Uruguai, que também é um importante produtor agropecuário internacional, declararam estado de emergência sanitária após os primeiros casos reportados na quarta-feira passada. 

Segundo o secretário de Agricultura da Argentina, Juan Bahillo, vários países da região, como Colômbia, Bolívia, Equador e Venezuela, já reconheceram a detecção da gripe aviária em seus territórios. 

Os representantes da Argentina e do Uruguai disseram que reforçaram os controles nas fronteiras e internamente em vista do problema em curso. 

(Reportagem de Jorge Otaola)