IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preço do petróleo cai mais de 1% com temor sobre crescimento econômico superando demanda da China

21/02/2023 17h46

Por Stephanie Kelly

NOVA YORK (Reuters) - O petróleo bruto Brent caiu mais de 1% em uma sessão volátil nesta terça-feira, com as preocupações persistentes sobre o crescimento econômico global superando as restrições de oferta e levando os investidores a realizar lucros com os ganhos do dia anterior.

O foco no mercado financeiro mais amplo está firme na divulgação na quarta-feira da ata da última reunião do Federal Reserve dos Estados Unidos, depois que dados recentes levantaram o risco de as taxas de juros permanecerem altas por mais tempo.

O petróleo Brent de referência global fechou em 1,02 dólar, ou 1,2%, a 83,05 dólares o barril.

O petróleo dos EUA (WTI) para março, que expirou na terça-feira, caiu 0,18 dólar, ou 0,2%, para 76,16 dólares o barril. O contrato do segundo mês caiu 0,19 dólar, ou 0,2%, para 76,27 dólares.

Os movimentos de preços hoje "parecem ser de natureza mais técnica", disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group. "Parece que estamos desaparecendo com as mesmas velhas preocupações de que o dólar vai se fortalecer e sobre a situação das taxas de juros."

Um dólar mais forte torna o petróleo denominado em dólares mais caro para detentores de outras moedas. [USD/]

Na segunda-feira, os preços do petróleo subiram mais de 1% com o otimismo em relação à demanda chinesa, que os analistas esperam que se recupere este ano depois que as restrições por Covid-19 foram descartadas.

(Reportagem adicional de Alex Lawler em Londres, Sudarshan Varadhan em Cingapura e Yuka Obayashi em Tóquio)