IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sentimento empresarial da Alemanha melhora em fevereiro

22/02/2023 10h55

Por Maria Martinez

BERLIM (Reuters) - O sentimento empresarial alemão melhorou em fevereiro pelo quarto mês consecutivo, somando-se aos sinais de que a maior economia da Europa está se recuperando apesar da crise energética e da inflação elevada, mostrou uma pesquisa nesta quarta-feira.

O instituto Ifo disse que seu índice de clima empresarial ficou em 91,1, após uma leitura revisada de 90,1 em janeiro.

Uma pesquisa da Reuters com analistas apontava para uma leitura de 91,2 em fevereiro.

"A economia alemã está gradualmente saindo de um período de fraqueza", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest.

A expectativa é de que a confiança empresarial continue melhorando nos próximos meses, de acordo com o economista-chefe da Union Investment, Joerg Zeuner.

"Isso ocorre porque a economia deve se recuperar no verão (no Hemisfério Norte), já que a queda da inflação e os preços mais baixos da energia não terão mais um impacto tão forte no poder de compra dos consumidores", disse Zeuner, acrescentando que isso deve beneficiar o setor de varejo.

As expectativas para os próximos seis meses melhoraram consideravelmente na pesquisa do Ifo, subindo para 88,5 em fevereiro, de 86,4 em janeiro. No entanto, o componente da situação atual enfraqueceu, caindo para 93,9 em fevereiro, ante 94,1 em janeiro, ficando aquém das expectativas dos analistas de um aumento para 95,0.