IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Boeing suspende entregas do 787 Dreamliner, diz FAA

24/02/2023 07h56

Por David Shepardson e Valerie Insinna

WASHINGTON (Reuters) - A Boeing suspendeu temporariamente as entregas dos jatos 787 Dreamliner enquanto a fabricante de aviões realiza análises adicionais em um componente da fuselagem, informou a agência de aviação dos Estados Unidos (FAA) na noite de quinta-feira.

As entregas não serão retomadas até que a FAA esteja convencida de que o problema foi resolvido, disse a agência.

“A FAA está trabalhando com a Boeing para determinar quaisquer ações que possam ser necessárias para aviões entregues recentemente”, disse a agência.

A Boeing disse ao revisar os registros de certificação que "descobriu um erro de análise de nosso fornecedor relacionado ao anteparo de pressão frontal do 787. Notificamos a FAA e pausamos as entregas do 787 enquanto concluímos a análise e a documentação necessárias".

A Spirit AeroSystems, fornecedora do componente, disse estar ciente de que a Boeing interrompeu as entregas.

"Com base nas informações que temos atualmente e em nossas interações com a Boeing até o momento, acreditamos que é muito cedo para afirmar que houve um 'erro de análise' da Spirit", afirmou a empresa em comunicado.

A Boeing disse que descobriu o erro na semana passada. “Não há risco de segurança imediato ou preocupação de voo para a frota em serviço”, disse a Boeing. “Embora as entregas de curto prazo sejam impactadas, neste momento não prevemos uma mudança em nossa produção e perspectiva de entregas para o ano.”

Em agosto, a FAA aprovou o primeiro 787 para entrega desde maio de 2021, depois de aceitar o plano de inspeção e modificação da fabricante de aviões. A Boeing entregou 31 unidades do 787 em 2022 e disse no mês passado que espera entregar entre 70 e 80 jatos do modelo este ano.