IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo de SP aprova realização de estudo para concessão de vias no interior no valor de até R$25 bi

28/02/2023 21h10

SÃO PAULO (Reuters) - O governo de São Paulo aprovou nesta terça-feira a realização de estudos para leilão de 1,8 mil quilômetros de vias no interior do Estado para operação, manutenção e realização de investimentos pela iniciativa privada, em valores que podem chegar a 25 bilhões de reais. O estudo incluirá as atuais concessões da ViaOeste e Renovias.

Essas rodovias entraram na lista de concessões e parcerias públicos-privadas (PPPs) que foram qualificadas nesta terça-feira, em medida que, na prática, permite a elaboração de estudos de viabilidade e modelos de negócios dos projetos.

O governador Tarcísio de Freitas participou da reunião de qualificação, realizada no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo. Ao todo, 15 projetos de concessões e PPPs foram qualificados. O total de investimentos, conforme o governo do Estado, pode chegar a 180,2 bilhões de reais.

Na área de transporte, além das rodovias do interior, está inclusa a elaboração de estudos referentes às estradas que cortam o litoral paulista, com investimentos estimados em 3 bilhões de reais.

Haverá ainda estudo específico para a estrada de ferro de Campos do Jordão, com investimento previsto de 160 milhões de reais, bem como concessão das Linhas 10, 11, 12, 13 e 14 da CPTM.

As propostas de concessões e PPPs também abrangem outras áreas, como educação, cultura e habitação.

(Fabrício de Castro)