IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tesla terá nova fábrica no México avaliada em pelo menos US$1 bi

28/02/2023 16h10

Por Dave Graham e Daina Beth Solomon

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A Tesla construirá uma nova fábrica no norte do México, disse o presidente do país na terça-feira, marcando um esforço da fabricante de veículos elétricos para ampliar as operações fora dos Estados Unidos em um acordo que uma fonte disse valer pelo menos 1 bilhão de dólares. Sem dar detalhes, o presidente Andrés Manuel López Obrador disse que "toda a empresa Tesla" estava vindo para o México, chamando-a de uma "fábrica automotiva" que será "muito grande" e observando que o investimento potencial em baterias ainda estava pendente.

A nova fábrica produzirá automóveis, disseram duas autoridades mexicanas. Uma delas disse que a expectativa era produzir uma espécie de utilitário esportivo. O Model Y é o SUV mais vendido da Tesla.

O anúncio de López Obrador sobre a fábrica na área metropolitana de Monterrey dissipou as preocupações recentes de que ele poderia reverter o investimento impondo condições à empresa devido a problemas de falta de água na árida região fronteiriça.

"Isso representará um investimento considerável e muitos, muitos empregos", disse López Obrador a repórteres, dizendo que o presidente-executivo Elon Musk foi receptivo às preocupações do México e aceitou suas propostas.

O investimento inicial será de cerca de 1 bilhão de dólares e fases posteriores podem elevar o gasto total a 10 bilhões de dólares, segundo uma fonte mexicana com conhecimento do assunto.

A Tesla não respondeu a um pedido de comentário.

López Obrador disse que o México e a Tesla chegaram a um acordo após uma ligação com Musk na segunda-feira, após uma conversa separada que ele disse que os dois tiveram no final da semana passada.

A fábrica será construída em Santa Catarina, na área metropolitana de Monterrey, disse o prefeito do município, Jesús Nava, ecoando notícias que circulam há semanas.

“Santa Catarina vai ter os olhos do mundo”, disse ele no Instagram. Em outro vídeo, com a legenda "10 bilhões de dólares" em vermelho brilhante, Nava disse que o investimento da Tesla será cinco vezes o investimento privado no município na última década.

Carros elétricos mexicanos enviados para os Estados Unidos se qualificam para subsídios fornecidos pelo governo Biden para impulsionar a adoção de veículos elétricos, de acordo com autoridades do setor.

(Por Dave Graham e Daina Beth Solomon; reportagem adicional de Diego Ore, David Shepardson e Hyunjoo Jin)

((Tradução Redação São Paulo))REUTERS BC