IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Encomendas à indústria nos EUA têm segunda queda mensal consecutiva em fevereiro

04/04/2023 11h35

WASHINGTON (Reuters) - As novas encomendas de produtos fabricados nos Estados Unidos caíram pelo segundo mês consecutivo em fevereiro, em meio à queda na demanda por aeronaves civis e sinais de que os gastos das empresas com equipamentos permaneceram fracos no primeiro trimestre.

As encomendas à indústria caíram 0,7%, após queda de 2,1% em janeiro. Economistas consultados pela Reuters projetavam recuo de 0,5%. Os pedidos aumentaram 3,0% na comparação anual em fevereiro.

O aumento dos custos dos empréstimos, à medida que o Federal Reserve luta contra a inflação elevada, esfriou a demanda por bens, que normalmente são comprados a crédito. A demanda pode ficar sob pressão após a recente falência de dois bancos regionais, que estressaram o setor financeiro.

O Instituto de Gestão de Fornecimento informou na segunda-feira que seu PMI de manufatura caiu em março para a leitura mais baixa desde maio de 2020. Todos os subcomponentes do PMI caíram abaixo do limite de 50 pela primeira vez desde 2009.

As encomendas de equipamentos de transporte caíram 2,8%, após queda de 14,0% em janeiro. As encomendas de veículos automotores subiram 0,8%, mas foram superadas por uma queda de 6,6% nas encomendas de aeronaves civis.

Os pedidos de máquinas tiveram queda de 0,6%, enquanto as encomendas de computadores e produtos eletrônicos subiram 0,1%. As encomendas de equipamentos, aparelhos e componentes elétricos aumentaram 0,7%.

O Departamento de Comércio também informou que os pedidos de bens de capital não relacionados à defesa, excluindo aeronaves, que são vistos como uma medida dos planos de gastos das empresas em equipamentos, caíram 0,1% em fevereiro, em vez da alta de 0,2% relatada no mês passado.

(Reportagem de Lucia Mutikani)