IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

3R tem relatório de reservas menos negativo que o esperado, dizem analistas, e ação sobe

06/04/2023 13h23

SÃO PAULO (Reuters) - As ações da petrolífera 3R Petroleum subiam nesta quinta-feira, e lideravam os ganhos em percentual no Ibovespa, após analistas avaliarem a nova certificação de reservas de petróleo e gás da companhia como menos negativa do que o esperado.

Às 13:20 (de Brasília), a ação da 3R subia 4,41%, a 28,9 reais, com petróleo estável no exterior e queda do Ibovespa. Ainda assim, o papel acumulava perda de 23,4% no ano.

O documento divulgado na noite da véspera pela 3R, com base no que foi elaborado pela consultoria especializada independente DeGolyer e MacNaughton, mostrou que a empresa tinha no final do ano passado reservas provadas de 367,2 milhões de barris equivalentes de petróleo, queda de 2,5% frente a um ano antes. Já as reservas provadas e prováveis, dado olhado de perto pelo mercado, caíram 1,5% ano a ano, para 516 milhões.

A 3R ainda divulgou projeções de investimentos de 6,1 dólares por barril para desenvolvimento de reservas provadas e prováveis, contra 5,9 dólares no ano anterior.

"Os números divulgados foram melhores do que o mercado temia, já que nossas interações recentes com investidores sugeriram que muitos esperavam um aumento significativo de investimentos e derrocada nos volumes", escreveram os analistas do BTG Pactual Pedro Soares e Thiago Duarte.

Para Andre Vidal e Helena Kelm, da XP, embora os dados tenham vindo melhores do que o esperado, eles são "marginalmente negativos" na comparação anual.

Na sessão, o Ibovespa caía 0,16%. No setor de petróleo, Prio subia 3,79% após divulgar produção inicial em poço no Campo de Frade acima da esperada, e Petrobras recuava 0,94%.

(Por André Romani)