IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Fed deveria continuar a elevar juros enquanto mercado de trabalho está forte, diz Bullard

06/04/2023 14h45

Por Lindsay Dunsmuir

(Reuters) - O Federal Reserve deve continuar a elevar a taxa de juros para reduzir a inflação enquanto o mercado de trabalho permanecer forte, dada a alta probabilidade de que os recentes estresses financeiros continuem a diminuir e na ausência de um aperto acentuado nas condições de crédito, afirmou o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, nesta quinta-feira.

"Temos um longo caminho a percorrer e acho que a inflação vai ser difícil de conter daqui para frente, vai ser difícil reduzir a inflação para a meta de 2%... então vamos ter que insistir a fim de aplicar pressão para garantir que a inflação volte a cair", disse Bullard à Arkansas Bankers Association em Little Rock, Arkansas.

Bullard afirmou anteriormente que elevou sua estimativa de quanto a taxa de juros  de referência "overnight" do Fed precisa subir até o final de 2023 em 0,25 ponto percentual, para uma faixa de 5,50% a 5,75%.

Bullard vê uma probabilidade de 85% de que as tensões financeiras continuarão a diminuir e destacou que não acha que as condições de crédito serão apertadas o suficiente para causar uma recessão.

"Não está claro para mim que haverá uma grande retração nos empréstimos por esses tipos de bancos", disse Bullard a repórteres após seu discurso em Little Rock. "Enquanto eles tiverem liquidez e capital suficientes, provavelmente irão em frente e farão esses empréstimos."

Bullard disse que o relatório melhor do que o esperado desta semana sobre vagas disponíveis no mercado de trabalho ainda mostra um setor que continua muito forte pelos padrões históricos.